Nossas Disciplinas e Ementas!


O Que Estudamos em Naturologia Clínica?

Nesta publicação será possível verificar a descrição das 24 disciplinas de nosso Curso e suas específicas ementas, classificadas por 8 temas cada uma, totalizando assim 192 Temas ao longo de todo o Curso.

Há uma 25ª Disciplina que é ativada ao longo de todo o Curso, com datas e períodos flutuantes e que trata de diversos temas, na forma de Palestras e Seminários Especiais, que envolvem pontos de "ênfase" que são oportunamente adotados pela Coordenação.

Formalmente os conteúdos são divididos em 2 Blocos de Exposições: (1) no Sistema Acadêmico e (2) em Apresentações que ficam "provisoriamente" Abertas ao Público.

Fundamentos


Princípios e Filosofia da Naturologia Clínica

NC/01 - Introdução à Naturologia Clínica

Ementa:

O Que é Naturologia Clínica? A Grande Doutrina dos Santuários Espirituais. As Leis Naturais. A Essência de Nosso Trabalho. Clínica Naturológica. Cenários de Orientação Formativa. A Perfeita Segurança da Naturologia Clínica. A Construção da Identidade do Naturologista Clínico.

Bibliografia:

Livro: A Medicina Natural ao Alcance de Todos - Manuel Lezaeta Acharán

Apostila: Introdução à Naturologia Clínica - Jean Alves Cabral

NC/02 - Fundamentos da Metodologia Naturológica Clínica

Ementa:

A Homeostasia e os Fluxos de Entradas e Saídas. O Princípio Ácido-Álcalis. Onde a Vida Orgânica Acontece? Percebendo o Relógio Biológico. Terapêutica Integrativa e Biodinâmica. Uma Teoria do Processo da Construção das Doenças. Dimensões Não-Físicas do Ser Humano. A Estrutura do trabalho do Naturologista Clínico.

Bibliografia:

Livro: A Ciência do Bom Viver - Ellen Gould White

Apostila: Os Conceitos Essenciais da Naturologia Clínica - Jean Alves Cabral

NC/03 - Choque de Paradigmas e Terapias Comparadas

Ementa:

A Dialética da Doença. A Dialética da Cura. Temperança e Dignidade da Vida Humana. Tudo Começa Clinicamente no Corpo. A Clínica da Psique na Tripla Dimensão Não-Física. O Manifesto da Nova Medicina, de James S. Gordon. O Que São e o Que Não São Terapias Naturais? Saúde e Plenitude, Partindo de Roberto Crema.

Bibliografia:

Livro: A Vida Intelectual - Antoine Sertillanges

Apostila: O Paradigma da Naturologia Clínica - Jean Alves Cabral

NC/04 - Introdução à Saúde Pública

Ementa:

Como Está Organizada a Saúde Pública no Brasil? Breve Cronologia Histórica da Saúde Pública Brasileira. Afinal, O Que é Saúde Pública? Crítica à Teoria Microbiana. A Crise Financeira na Saúde Pública Brasileira. Como os Naturologistas Clínicos Podem Fazer a Diferença? A Questão da Saúde Mental no Brasil. A Questão da Saúde e a Terceira Idade.

Bibliografia:

Documentos: (1) Constituição Federal de 1988 do Brasil. (2) Lei nº 8.080/1990. (3) Portaria nº 849/2017 do Ministério da Saúde.

Apostila: A Naturologia Clínica na Saúde Pública Brasileira.

NC/05 - Ética, Legislação e Mercado Naturológico

Ementa:

A Portaria nº 849/2017 do Ministério da Saúde. A Criação da Naturopatia e a Naturologia Clínica. A Lei nº 8.080/90 e a Atenção Primária de Saúde. Como Se Estabelece Nosso Direito ao Trabalho? Quando Nos Tornamos Criminosos? Os Desafios da Profissão e o Jogo Bruto do Mercado. Como Compor o Trabalho do Naturologista Clínico? Perspectivas do Mercado.

Bibliografia:

Documentos: (1) Constituição Federal de 1988 do Brasil. (2) Lei nº 8.080/1990. (3) Portaria nº 849/2017 do Ministério da Saúde.

Apostila: Ética e Legislação Naturológica - Jean Alves Cabral

NC/22 - Conjuntura Contemporânea

Ementa:

O Que é a Nova Ordem Mundial? Linha do Tempo Após a 1ª Guerra Mundial. A Crise Econômico-Política Atual. A Crise da Fome e da Hiperalimentação. A Crise da Dominação Farmacêutica. O Esquema de Manipulação Pela Saúde. Nossa Micro Atuação é Nosso Sucesso! A Bendita Esperança!

Bibliografia:

Livro: A Nova Ordem Mundial - Alexandre Costa

Apostila: A Naturologia Clínica na Conjuntura Contemporânea - Jean Alves Cabral

Somatossíntese Naturológica


Princípios Somato-Cito-Histológicos em Naturologia Clínica

NC/06 - Cito-Histologia Aplicada

Ementa:

A Célula. Síntese Sobre Tecidos Humanos. A Correta Concepção de Energia Celular. Homeostasia, Reostasia e Alostasia ao Nível Cito-Histológico. Quando a Terapêutica Destrói a Vida Celular? Entendendo o Universo das Substâncias Intercelulares. O Fluxo Hídrico e Metabólico Profundo. Como Nossa Percepção Entende Hipóxia?

Bibliografia:

Livro: ----- (diversos textos indicados oportunamente)

Apostila: A Cito-Histologia na Visão Naturológica Clínica - Jean Alves Cabral

NC/07 - Somatossíntese 1

Ementa:

Introdução à Somatossíntese. Unitarismo Fisiológico. Octonaridade Holística. Quatro Aspectos Especiais da Análise Fisiológica. Ampliando a Percepção do Fenômeno "ATP" no Corpo. Estudo do Corpo Humano na Base Quaternária. Quadro Sinótico e Raciocínio Clínico à Luz da Somatossíntese. Nosso Atlas do Corpo Humano.

Bibliografia:

Livro: O Corpo Humano - Steve Parker

Apostila: Somatossíntese - Jean Alves Cabral

NC/08 - Somatossíntese 2

Ementa:

A Diferença Entre Somatossíntese e Anatomia Topográfica. Compreensão dos Sistemas e Subsistemas Corporais. A Coluna Vertebral e Sua Importância. A Imensa Importância das Glândulas. O Fluxo Hídrico-Metabólico Profundo e os Emunctórios. Estilo de Vida, Hipóxia e a Doença Aguda e Crônica. Planejamento do Estudo dos Sistemas e Subsistemas. Não Estudamos Patologia - Isto é Básico!

Bibliografia:

Livro: O Corpo Humano - Steve Parker

Apostila: Somatossíntese - Jean Alves Cabral

NC/09 - Estudos da Ativação Emunctorial

Ementa:

Fundamento Científico Emunctorial. Ativando os Intestinos - Sólidos. Ativando os Rins - Líquidos. Ativando a Pele - Óleos. Ativando os Pulmões - Gasoso. Disfunções Emunctoriais e a Coluna Vertebral. Desintoxicação é Essencial em Tudo! Desintoxicação, Sangue e a Psique.

Bibliografia:

Livro: O Corpo Humano - Steve Parker.

Apostila: Estudos da Ativação Emunctorial.

NC/10 - Avaliação Multifocal Aplicada

Ementa:

Nosso Gráfico e a Guia de Anamnese. Objetividade no Consultório - Clínica. O que Nos Interessa Restaurar Clinicamente? Fundamentando a Clínica nos Mestres. Entendendo a Doença: a Estrutura e Fluxos de Energia. Como Motivar a Mudança no Estilo de Vida? Como Interpretar o "Resultado" dos Exames Clínicos? Introdução às Tecnologias Avaliativas Alternativas.

Bibliografia:

Livro

Apostila

Tecnologia Naturológica Clínica!


Terapias Fundamentais em Naturologia Clínica

NC/11 - Introdução à Cronobiologia Naturológica

Ementa:

Tudo Começa com a Homeostasia! O Que é Cronobiologia e Cronobiograma? Como a Luz Solar Afeta a Vida Humana? Os Circuitos do Sono e do Repouso na Saúde Humana? A Posição Cristã Sobre o Sentido da Cronobiologia. Variantes na Destruição do Ritmo da Vida. Nossa Metodologia Clínica e Seu Alcance Objetivo. Considerações Sobre a Cura Pela Energia.

Bibliografia:

Livro: ---- textos diversos oportunamente indicados.

Apostila: Cronobiologia e Naturologia Clínica - Jean Alves Cabral

NC/12 - Terapias de Apoio 1 (Oxigenoterapia e Geoterapia)

Ementa:

Do Que é Feito Nosso Corpo e Qual o Lugar do Oxigênio? Fluxo Respiratório Mitocondrial. Compreendendo o Mecanismo da Respiração. O Que é Oxigenoterapia. Técnicas de Otimização Respiratória. Insuficiência Respiratória e Tratamento. O Que é Princípio Coloidal? Técnicas de Reajustes Via Geoterapia.

Bibliografia:

Livro: ---- textos diversos oportunamente indicados.

Apostila: Hidroterapia.

Apostila: Geoterapia.

NC/13 - Terapias de Apoio 2 (Hidroterapia)

Ementa:

Por Que Usamos a Água Como Terapia? Louis Kuhne e Sebastian Kneipp. A Ingestão da Água e Nosso Metabolismo. Aplicação Técnica da Água. Água Hexagonal. Estudos Sobre a Água e os Governos. O Enorme Problema do Saneamento Básico. Estudo Permanente Sobre Água.

Bibliografia:

Livro: Minha Curda D'água - Sebastian Kneipp

Livro: A Cura Pela Água - Louis Kuhne

Apostila: Hidroterapia - Jean Alves Cabral

NC/14 - Educação Alimentar Somatológica

Ementa:

A Estrutura Gastrintestinal. A Filosofia Trofoterápica Naturista e a Portaria nº 849/2017 do MS. O Desejo Pela Comida e a Mundialização do Gosto. As Leis da Trofoterapia. Educação Alimentar e Nutrição Holística. Doenças de Origem Alimentar. Debate Sobre Vegetarianismo e Outros Sistemas. Sugestões Sobre Planos de Culinária.

Bibliografia:

Livro: diversos textos oportunamente indicados.

Apostila: Educação Alimentar - Jean Alves Cabral

NC/15 - Educação Fitoterápica

Ementa:

A Correta Definição Sobre Drogas. Nossa Fitoterapia e Seu Propósito. Princípios de Farmacologia. Princípios de Homeostasia. Princípios de Fitoterapia. Planejamento do 'Memento'. Considerações Gerais Sobre Terapêutica Aplicada. Pesquisa Permanente em Fitoterapia.

Bibliografia:

Livro: ---- diversos textos oportunamente indicados.

Apostila: Educação Fitoterápica - Jean Alves Cabral

NC/16 - Introdução à Cinesiologia Naturológica

Ementa:

Introdução à Cinesiologia. Exercícios Preventivos - Sequência Básica. A Coluna Vertebral e Sua Funcionalidade. Saúde Ósseo-Muscular. Educação Postural. Flexiteste Básico. Introdução à Massagem Seitai-Noções. Pesquisa e Estudos Avançados em Cinesiologia.

Bibliografia:

Livro: Viva Bem Com a Coluna Que Você Tem - José Knoplich

Livro: Programa de Educação Postural - Érica Verderi

Livro: Cinesiologia - a Síntese Moderna dos Métodos de Cura Tradicionais - Katharina B. Gattiker

Apostila: Uma Visão Sobre Cinesiologia à Partir da Naturologia Clínica - Jean Alves Cabral

NC/17 - Terapias de Apoio 3 (Arteterapia)

Ementa:

O Que é Arteterapia? Maiêutica e a Recriação de Si Pela Arteterapia. Arteterapia e Saúde Mental. Viktor Frankl, Logoterapia e Arteterapia. Quando Indicamos Arteterapia? Arteterapia Cristã - Tradição Conservadora. Arteterapia no Brasil. Opções em Arteterapia.

Bibliografia:

Livro: ---- diversos textos oportunamente indicados.

Apostila: Arteterapia na Naturologia Clínica - Jean Alves Cabral

Comunicação e Expressão!


Dimensões da Atuação Naturológica Clínica

NC/18 - Permacultura

Ementa:

Design Inteligente e o Criador. Nossa Condição de Criatura e o Meio Ambiente. Ética da Permacultura e Princípios de Design. O Que é Permacultura e os 12 Princípios. A Criação de SPA's e Clínicas Naturistas. Sustentabilidade ambiental e Terapêutica. Permacultura e Turismo Ecológico - Conexão Naturológica. Projetos Sustentáveis.

Bibliografia:

Livro: textos indicados oportunamente.

Apostila: Permacultura e Naturologia Clínica - Jean Alves Cabral

NC/19 - Estudos da Espiritualidade Humana Integrada

Ementa:

O Princípio da Clareza Mental. O Que é Inteligência Espiritual? A Filosofia Cristã Objetiva. Realismo Objetivo. Ikigai - O Significado de Ser Humano. Psicanálise Cristã e a Tradição Conservadora. O Perigo Gnóstico e a Sagrada Escritura Cristã. Práticas Devocionais e a Misericórdia Divina.

Bibliografia:

Livro: textos indicados oportunamente.

Apostila: Estudos da Espiritualidade Humana Integrada

NC/20 - Fundamentos da Educação Familiar

Ementa:

Fundamentos da Família na Tradição Cristã. Fonte e Objetivo da Verdadeira Educação. A Ciência do Bem e do Mal e a Educação Redentora. Jesus Cristo e os Pilares da Educação Cristã. Doenças Psíquicas Criadas na Família e a Cura. Doenças Físicas Criadas na Família. O absurdo da Destruição do respeito Familiar. Deveres Primeiro e Direitos Depois.

Bibliografia:

Livro: ---- textos indicados oportunamente.

Apostila: texto em análise.

NC/21 - Comunicação Aplicada

Ementa:

O Que é Comunicação Terapêutica Positiva e Positivada? A Obra Terapêutica de Dale Carnegie. A Obra Terapêutica de Ellen Gould White. A Obra Terapêutica de Norman Vincent Peale. A Obra Terapêutica de Alfred Adler. A Proposta da Escola de Coaching. Nosso Protocolo e a Dimensão Comunicativa. Estudos Permanentes de Comunicação Terapêutica.

Bibliografia:

Livro: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas - Dale Carnegie

Apostila: texto em análise.

NC/23 - Coaching de Saúde Holística

Ementa:

Definição de Coaching e Como Interpretamos Isto. O Que é Saúde Holística? Estratégias do/no Consultório Naturológico Clínico. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas. O Que o Cliente Espera da Comunicação Terapêutica? Valores Práticos na Comunicação Interpessoal. Do Ponto "A" ao Ponto "B". Considerações Críticas ao Processo de Treinamento.

Bibliografia:

Livro: textos indicados oportunamente

Apostila: texto em análise.

NC/24 - Programa Comunitário

Ementa:

Quatro Tarefas nos Qualificam. Campanha para Ativar o Consultório. A Essência e Não a Aparência. Materiais Públicos de Suporte e Apoio. Caminhos do Mundo da Internet. O Que é Bioética? Semana de Saúde e Qualidade de Vida. O Naturologista Clínico e a Comunidade.

Bibliografia:

Livro: textos indicados oportunamente

Apostila: texto em análise.

Seminários Especiais


Cursos Especiais e/ou Palestras.

NC/25 - Banca de Trabalhos Conclusivos

Ementa:

Colocaremos aqui os Cursos Especiais e/ou Palestras que iremos oferecer ao longo do Curso e que atendem demandas especiais.

Bibliografia:

Livros e/ou Apostilas: serão manifestados conforme cada curso, conforme cada caso.